3 DICAS SOBRE MARKETING POLÍTICO DIGITAL, O QUE NÃO FAZER EM SUA CAMPANHA.
Todos sabem que estamos em uma época de reinventar valores, visando o grande crescimento da população mundial, e o grande avanço tecnológico em diversas áreas do conhecimento, podemos imaginar uma grande modificação na forma de comportamento social. Sabemos que muitas coisas mudaram da época dos nossos pais até os dias de hoje, e não seria diferente com o universo político e suas formas de politicagens.
O ponto crucial na história da evolução social voltada para o mundo político foram às mudanças das legislações que cuidam da matéria, uma grande reforma seria preciso para mudar o cenário político brasileiro, e com a introdução da lei 13.165/15, buscou o legislador reduzir os gastos com campanhas políticas, e introduzir a figura da mulher no seio da política brasileira.
Desta forma o legislador visando o grande avanço tecnológico das mídias digitais, e o grande número de pessoas que usam as redes sociais para se comunicar, sejam por meio de facebook, twitter, whatsapp, linkedin, periscope, e outros meios mais, tiveram a sensibilidade de diminuir o tempo de campanha para 45 dias, como já é feito em outros países, porém foi disponibilizado um rol extenso de possibilidade de divulgação da pré-candidatura sem que se configure campanha eleitoral antecipada, e nesta seara do mundo digital cabe a cada pré-candidato aproveitar destes canais de comunicação e se lançarem no mundo político de forma simples e barata.
Porém nem todos os pré-candidatos estão preparados para se lançarem por meio de mídias digitais, e é especificamente este ponto que quero abordar nesta matéria, apontando pontos cruciais que o candidato não pode deixar de verificar, analisar, esmiuçar, na sua campanha, na sua batalha rumo às eleições 2016.
O que pode levar um candidato a ruína bem antes das eleições acontecerem!
1ª Fazer militância em desconformidade com as regras eleitorais
O trabalho de um candidato ou partido deve ser contínuo. Deve ser também orientado por alguém que conheça da legislação vigente. Utilizar as mídias sociais a favor do trabalho e do mandato do político é permitir que se compreenda o que sua audiência está falando, sendo possível uma tomada de decisões mais assertiva com base nas necessidades das pessoas.
2ª Não ter um time capacitado para trabalhar juntamente com você
O pré-candidato, que desejar trabalhar fortemente com marketing político digital precisa entender o atual cenário da comunicação e propaganda na internet que estão sendo feitos por meio de “fan page”, BLOGS, SITES, WHATSSAP, FACEBOOK, etc; conhecer bem o seu público e comportamento; saber como tirar proveito da análise de dados, SWOT, não ter medo de tomar decisões, e se dedicar ao máximo possível na sua campanha. Já na ausência do pré-candidato deve sua equipe se colocar a frente de todas as situações, alimentando as fan Page, bem como oferecer um suporte em todas as áreas da campanha.
3ª Não se pautar em planejamento.
Não dá para começar a se pensar no marketing político digital da campanha próximo às eleições. Como vimos, foi feita muitas mudanças e existem muitas regras a serem seguidas na hora de se lançar no mundo digital anunciando sua candidatura, porém se você não estabelecer a estratégia correta da campanha e deixar para construir sua base de contatos e influenciadores na última hora, provavelmente sua campanha não irá lograr êxito, e sem saber utilizar recursos de mídias digitais, sua campanha pode não surtir o efeito esperado, visto que se tinham inúmeras possibilidades de divulgação antecipada, da campanha e não se foi utilizada nenhuma.
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